A ESCOLA DOS MEUS SONHOS
Na escola dos meus sonhos, os alunos aprendem a cozinhar, costurar, consertar eletrodomésticos, a fazer pequenos reparos de eletricidade e de instalações hidráulicas, a conhecer mecânica de automóvel e de geladeira e algo de construção civil. Trabalham em horta, marcenaria e oficinas de escultura, desenho, pintura e música. Cantam no coro e tocam na orquestra. Uma semana ao ano integram-se, na cidade, ao trabalho de lixeiros, enfermeiras, carteiros, guardas de trânsito, policiais, repórteres, feirantes e cozinheiros profissionais. Assim aprendem como a cidade se articula por baixo, mergulhando em suas conexões que, à superfície, nos asseguram limpeza urbana, socorro de saúde, segurança, informação e alimentação.
Não há temas tabus. Todas as situações-limite da vida são tratadas com abertura e profundidade: dor, perda, falência, parto, morte, enfermidade, sexualidade e espiritualidade. Ali os alunos aprendem o texto dentro do contexto: a Matemática busca exemplos na corrupção dos precatórios e nos leilões das privatizações; o Português, na fala dos apresentadores de TV e nos textos de jornais; a Geografia, nos suplementos de turismo e nos conflitos internacionais; a Física, nas corridas de Fórmula-1 e nas pesquisas do supertelescópio Huble; a Química, na qualidade dos cosméticos e na culinária; a História, na violência de policiais contra cidadãos, para mostrar os antecedentes na relação colonizadores - índios, senhores - escravos, Exército - Canudos, etc.
Na escola dos meus sonhos, a interdisciplinaridade permite que os professores de Biologia e de Educação Física se complementem; a multidisciplinaridade faz com que a História do livro seja estudada a partir da análise de textos bíblicos; a transdisciplinaridade introduz aulas de meditação e dança e associa a história da arte à história das ideologias e das expressões litúrgicas. Se a escola for laica, o ensino religioso é plural: o rabino fala do judaísmo, o pai-de-santo, do candomblé; o padre, do catolicismo; o médium, do espiritismo; o pastor, do protestantismo; o guru, do budismo, etc. Se for católica, há periódicos retiros espirituais e adequação do currículo ao calendário litúrgico da Igreja. Na escola dos meus sonhos, os professores são obrigados a fazer periódicos treinamentos e cursos de capacitação e só são admitidos se, além da competência, comungam os princípios fundamentais da proposta pedagógica e didática. Porque é uma escola com ideologia, visão de mundo e perfil definido do que sejam democracia e cidadania. Essa escola não forma consumidores, mas cidadãos.
Ela não briga com a TV, mas leva-a para a sala de aula: são exibidos vídeos de anúncios e programas e, em seguida, analisados criticamente. A publicidade do iogurte é debatida; o produto adquirido; sua química, analisada e comparada com a fórmula declarada pelo fabricante; as incompatibilidades denunciadas, bem como os fatores porventura nocivos à saúde. O programa de auditório de domingo é destrinchado: a proposta de vida subjacente, a visão de felicidade, a relação animador-platéia, os tabus e preconceitos reforçados, etc. Em suma, não se fecham os olhos à realidade, muda-se a ótica de encará-la. Há uma integração entre escola, família e sociedade. A Política, com P maiúsculo, é disciplina obrigatória. As eleições para o grêmio ou diretório estudantil são levadas a sério e, um mês por ano, setores não vitais da instituição são administrados pelos próprios alunos. Os políticos e candidatos são convidados para debates e seus discursos analisados e comparados às suas práticas.
Não há provas baseadas no prodígio da memória nem na sorte da múltipla escolha. Como fazia meu velho mestre Geraldo França de Lima, professor de História (hoje romancista e membro da Academia Brasileira de Letras), no dia da prova sobre a Independência do Brasil, os alunos traziam para a classe a bibliografia pertinente e, dadas as questões, consultavam os textos, aprendendo a pesquisar. Não há coincidência entre o calendário gregoriano e o curricular. João pode cursar a 5ª série em seis meses ou em seis anos, dependendo de sua disponibilidade, aptidão e seus recursos. É mais importante educar do que instruir; formar pessoas que profissionais; ensinar a mudar o mundo que ascender à elite. Dentro de uma concepção holística, ali a ecologia vai do meio ambiente aos cuidados com nossa unidade corpo-espírito e o enfoque curricular estabelece conexões com o noticiário da mídia.
Na escola dos meus sonhos, os professores são bem pagos e não precisam pular de colégio em colégio para se poderem manter. Pois é a escola de uma sociedade em que educação não é privilégio, mas direito universal, e o acesso a ela, dever obrigatório.
Autor: Frei Beto
Fonte:Banco de Escola Educação para todos.
Gravura Fonte: http://espacoeducadoremacao.blogspot.com.br
Comentários
Escola: Branca da Mota Fernandes
Turma:7°B
Meio controverso com a real realidade vivida em nosso país. Onde temos pouquíssima qualidade de ensino, poucos recursos dentro do âmbito escolar, escolas que não tem estruturas adequadas para comportar os alunos (escolas rurais). Professores que não são remunerados de acordo com a sua importância para a sociedade.
estudo no : Colegio estadual Santa Maria Goretti
serie :7 ano A
pessoas desabrigadas , aposentadoria atrasada,salario baixo ,violencia ,crimes, e mais.
os crimes estão aumentando a cada ano , mesmo com varios policias ,existem o dobro de criminosos no mundo infelizmente ... Mas com o passar dos anos tecnologias ajudam as forças policias, mas nao e so isso que importa pois em cada ano existem mais desabrigados e cada ano felizmente e criado novos trabalhos para essa pessoas
Escola:colégio estadual santa Maria Goretti
Turma:7° ano B
Considerei esse tema pouco inapropriado pois não a uma escola perfeita ou escola dos sonhos, em alguns países há escolas que não suportan a quantidade de alunos, ou nem dão ensino apropriado.
Fiz esse comentário não especificamente para prejudicar esse blog.se nós formos parar para pensar uma escola perfeita seria muito bom mais isso foge da nossa realidade.
ESCOLA:colegio estadual branca da mota fernandes
TURMA:7 ano f
Onde temos pouquíssima qualidade de ensino, poucos recursos dentro do âmbito escolar, escolas que não tem estruturas adequadas para comportar os alunos (escolas rurais). Professores que não são remunerados de acordo com a sua importância para a sociedade.
Escola:colegio estadual branca da mota fernandes
Turma:7ano f
A realidade vivida em nosso país. Onde temos pouquíssima qualidade de ensino, poucos recursos dentro do âmbito escolar, escolas que não tem estruturas adequadas para comportar os alunos (escolas rurais). Professores que não são remunerados de acordo com a sua importância para a sociedade.
Serie:7 ano a
Escola:Santa Maria Goretti
Mutas escolas ñ estao adequadas para dar o ensino q os alunos tem q receber como mutas escolas ñ providenciam livros novos para seus alunos, a estrutura ñ estar adequada para os estudantes.
Escola: Santa maria Goretti
Serie 7ano a
Muitas escolas ñ edtao adequadas para receber os estudantes como por exemplo livros antigos e em puca quantidade , ñ ter estrutura para os alunos estudarem,não ter materias para os alunos fazenrem aula de educação fisica.
Escola:RUI BARBOSA
serie:6ano A
Esse texto sai um pouco da nossa realidade. Até porque tem informações que infelizmente não temos na nossa realidade exemplo quando diz que todo professor ganha bem como deveria. Porem tem outros fatores que também nós não temos na nossa realidade mais que é bom que nós não temos porque são ruins, Exemplo que nós temos que trabalhar em hortas,também que a escola na sociedade não e um privilégio.
Escola:Santa Maria Goretti
Serie:6 ano B
Tem muitas escola no Brasil que nao tem condicoes de receber alunos por nao ter livros novos em perfeito estado,nao ter um bom ensino que os estudantes,nao ter material para usar em aula.Nesse texto tem muitas coisas que hoje em dia nao se ensina.
Escola:Santa Maria Goretti
Serie:7 ano A
É meio difícil hoje em dia encontrar uma escola boa no Brasil, quase todas elas não tem o suficiente para os alunos.Como por exemplo falta de livros ou livros usados, mobilia ruim e alunos que não respeitam os professores.
Escola:Santa Maria Goretti
Serie:7 ano A
É meio difícil hoje em dia encontrar uma escola boa no Brasil, quase todas elas não tem o suficiente para os alunos.Como por exemplo falta de livros ou livros usados, mobilia ruim e alunos que não respeitam os professores.
Escola: Santa maria Goretti
Serie 7ano a
Hoje em dia é meio difícil encontrar uma escola boa no Brasil a maioria
delas não tem o suficiente para a educação dos alunos como, alunos que desrespeitam os professores, livros de dático ruins e mobilia ruim. Os professores quando não são respeitados não fazem o suficiente para dar ordem aos alunos e os alguns alunos tambem.As escolas deviam se procupar mais com isso.
ESCOLA Santa Maria Goretti
SERIE 7 ano
muitas escolas do mundo todo tem seu jeito de ensinamento quanto outras o ensinamento e ruim e/ou furado os estudantes sao relachados ou os professores estao nem ai , isso e um problema para o mundo entao cuidem e saboreiem o ensino escolar , colegial , e da faculdade
Escola:Rui Barbosa
Série:6anoB
Esse texto foge da realidade de muitas escolas no Brasil como muitas não tem condições para uniformes,livros ou até mesmo para os lugares onde senta ou escrever. em alguns lugares quando a escola tem livros e uniformes, já está de bom tamanho.
Uma escola dos sonhos nem todos nós vamos ter.
Série 6 B
Escola: Rui Barbosa
Esse texto sai bastante da realidade atual de hoje, onde muitas escolas não tem estrutura para um bom ensino, muitas vezes os professores lutam para conseguir dar aula onde os alunos não respeita os professores,que inda ganham salário baixo para exercer sua profissão
Escola:Colégio Rui Barbosa
Turma:6 anoB
Esse texto era exatamente o quê nois queríamos. Mais sabemos que no dia de hoje existem escola precária.o que se vê nas escolas são professores que ganham como não deveria ganhar e ainda alunos sem respeito com os professores.
Escola: Dirce de Aguiar Maia
6ªA
A escola dos meus sonhos é parecida com essa, mas infelizmente está muito longe da realidade, porque a estrutura da escola não é suficiente, o horário também não, o comportamento dos alunos não ajuda.
Para começar qualquer tipo de escola o primeiro passo é o respeito, força de vontade, confiança, bons professores e que tenham salário justo.
Escola: Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes
Turma: 7° F
Quem sabe um dia, poderemos viver a Escola do nossos sonhos!
Pois lendo o texto vemos claramente que estamos muito longe de chegar a está Escola doas sonhos!
hoje nem a saúde que deveria ser levada a sério e ser referencia no nosso País é, podemos ver o que o COVID-19 está fazendo com a humanidade por falta de Médicos e Hospitais preparados!
Li um texto que diz que o Brasil é o País onde se valoriza muito pouco ou guaze nada um professor, em quanto nos outros países os professores tem o devido valor que merecem, Pois são eles que iram construir uma geração de pessoas capacitadas e preparadas para um mundo melhor.
A Escola dos sonhos que eu gostaria para mim, e para os meus amiguinhos deveria ser a mesma escola que os professores gostariam de estar, de ensinar , e que isso não fosse um fardo para eles, pois vejo que eles fazem de tudo com amor e carinho e muitas vezes fazem mais do que deveriam fazer para os alunos.
Colégio Estadual Branca Da Mota Fernandes
Na minha Escola dos sonhos é quase a mesma coisa o que muda é que os professores dariam aulas práticas ou virtuais mais se fosse virtual as pessoas poderiam colocar no vídeo e poderia fazer outras coisas enquanto o vídeo passa ,mas a pessoa não se daria bem pois o professor passaria atividade e depois a cobraria
TURMA: 7 b
ESCOLA:Branca da Mota Fernandes
Exemplo de escola perfeita, para alunos e professores, parece até uma novela de tv, mas essa infelizmente não é a realidade de nossa sociedade hoje. tudo de contrário dessa escola dos sonho proporciona é o que realmente vivemos nas escolas públicas,
Colégio Estadual Rui Barbosa
6* 'B'
A hstôria não tem nada a ver com a realidade Pois nos crianças não sabemos[...]cozinhar, costurar, consertar eletrodomésticos, a fazer pequenos reparos de eletricidade e de instalações hidráulicas, a conhecer mecânica de automóvel e de geladeira e algo de construção civil.[...]
escola : Santa Maria Goretti
turma : 8 ano A
é muito difícil encontrar uma boa escola e uma boa segurança nesse Brasil hoje em dia a maioria dos alunos Não respeitam mais os professores.
COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBOSA.
A ESCOLA DOS MEUS SONHOS
Vivemos uma realidade muito diferente,em relação a educação, classe social.
Não existe os mesmos recursos pata todos.
Existem muitas escolas que não recursos adequados, professores ganham pouco, a falta de material didático.
Esta faltando muita coisa, para termos uma educação de qualidade.