2008: Ano Centenário de Josué de Castro – 61 Anos da Geografia da Fome*


Em setembro de 2008, solenizamos o centenário de vida de Josué de Castro e ano, em que seu livro, “Geografia da Fome” de 1947, completa sessenta e um anos de história. Essa publicação é marco profundo dos estudos brasileiros sobre segurança alimentar e a fome.Segundo ABRAMOVAY apud ALVES (2007: 32) a palavra fome tem dois significados bem distintos: Um deles é o de apetite, vontade de comer, um fenômeno instintivo que nos leva a buscar alimentos e, conseqüentemente, preservar a nossa vida; o outro, de subalimentação ou desnutrição, tem a ver com a impossibilidade de se alimentar ou com o fato de se alimentar de forma errada.


No dicionário etimológico, fome é uma palavra originária do lat. famelicus , significando faminto, e no sf., como “grande apetite de comer” (CUNHA. 1997: 363). Já no Aurélio do século XXI, fome aparece definido como “grande apetite de alimentos” ou “mingua de víveres” (FERREIRA. 2000: 327). Ambos os conceitos definem fome como uma questão relativa a aptidão biológica do ser humano entre o apetite e a oferta de alimentos.




Jose Jakson Amancio Alves*

Professor do Departamento de Geografia (Centro de Humanidades - Universidade Estadual da Paraíba). Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador-líder do Grupo de Estudos em Recursos Naturais (GERN) e Editor-Responsável da GERN Revista Plantar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Escola dos meus Sonhos

ATIVIDADE 02 - 1º ANO ENSINO MÉDIO - GEOGRAFIA - AULA PARANÁ - CONCEITOS GEOGRÁFICOS

Bullying: violência nas escolas