A CONQUISTA DA ESCOLA: educação escolar e movimento de professores indígenas no Brasil*
A magia da escrita se burocratiza quando ela entra na
escola, e a escola é quase sempre o espaço do Estado e
das instituições que o representam. O lugar físico, social
e político que tem a escola na aldeia confunde-se facilmente
com o lugar que ocupa o Estado nesse povo.
(Melià, 1989)
"A conquista da escola", título deste artigo, é uma expressão de
duplo sentido em nossa língua: um deles corresponde à escola
como agente de conquista, outro à escola como algo que é conquistado.
Texto integral: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/944/849
Marcio Ferreira da Silva*
Departamento de Antropologia da UNICAMP — IFCH
escola, e a escola é quase sempre o espaço do Estado e
das instituições que o representam. O lugar físico, social
e político que tem a escola na aldeia confunde-se facilmente
com o lugar que ocupa o Estado nesse povo.
(Melià, 1989)
"A conquista da escola", título deste artigo, é uma expressão de
duplo sentido em nossa língua: um deles corresponde à escola
como agente de conquista, outro à escola como algo que é conquistado.
Texto integral: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/944/849
Marcio Ferreira da Silva*
Departamento de Antropologia da UNICAMP — IFCH
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